sábado, 30 de outubro de 2010

A Comunicação anti-popular da Rede Globo!

Pode-se pensar que discutir bolinhas de papel e rolos de fita crepe é uma bobagem. Ou que o assunto está ultrapassado. Não só não é uma bobagem, como tampouco o assunto está ultrapassado. Por um lado, seria uma bobagem não fosse o fato de que o maior veículo de comunicação televisiva do País, que goza de concessão pública para ser veiculado em TV aberta, produziu uma montagem grotesca de compressão de vídeo para levantar a bola (não a de papel, mas a moral) de um dos candidatos à presidência da República – além da sua própria, pois sua grandeza jamais poderia ser desbancada por um SBT. Por outro lado, o assunto estaria ultrapassado se o desmonte da edição farsesca realizada a partir da compressão de imagens combinada com artifacts – realizado pelo professor de Jornalismo Gráfico, José Antonio Meira da Rocha, da Universidade Federal de Santa Maria (RS) – tivesse sido exposto pelos grandes veículos de comunicação (links ao final deste post).
Acontece que a versão tosca do JN foi comprada de forma conveniente pela quase totalidade dos grandes veículos de comunicação – o que impede de tornar o assunto ultrapassado. Além disso, muita gente está repetindo à exaustão, e de forma acrítica, essa versão fajuta. Versão que se fez inquestionável no bom estilo medieval, magister dixit (“o mestre o disse”). A versão tornou-se supra sumo do “argumento da autoridade” depois de exibida no JN. Duas autoridades falaram: o próprio JN e Ricardo Molina – como se não fossem passíveis de questionamentos.
Ao pensar sobre isso, recordo-me de um artigo “A verdade que vem impressa nos jornais“, da historiadora da imprensa, Isabel Lustosa, publicado em 2008 na Folha de S.Paulo – e reproduzido aqui no blog. Na ocasião, Lustosa falava sobre o fetiche da palavra impressa em grande jornal como atestado de veracidade inquestionável. Concluía seu texto dizendo: “(…) recomenda-se ao leitor contemporâneo lembrar que não há texto neutro, que, na composição e no desenvolvimento de um texto jornalístico, na maneira de narrar e destacar um fato, estão também embutidas as paixões e os interesses do jornalista, do editor ou da empresa jornalística a que estão ligados. De modo que nem sempre o que sai no jornal é a expressão genuína da mais pura verdade.”
O JN dedica 7 minutos de seu noticiário para criar laboratorialmente uma versão dos fatos, e ninguém é capaz de questionar isso? Fetiche de veracidade baseada no argumento da autoridade. Por mais de uma vez essa versão kameliana foi desmentida, e ninguém repercute isso na grande imprensa? Pura conveniência. A versão forjada pelo JN teve três funções básicas: 1 – evitar a desmoralização de Serra (notadamente seu preferido); 2 – evitar sua própria desmoralização; 3 – produzir munição para os demais veículos de imprensa e seus colunistas, que puderam se sentir à vontade para reproduzir o fato como se fosse verdade inconteste.
Vejamos três exemplos de repetição acrítica da versão do JN. Cito uma colunista da Globo, uma da FSP e outra do Estadão.
1 – Miriam Leitão, em sua coluna de ontem:
“Desta vez, foi uma pedra na cabeça de uma jornalista, e o rolo de fita na cabeça do candidato José Serra. Esse episódio deve ser visto pelo risco potencial de conflito generalizado. As imagens falam por si.”
2 – Renata Lo Prete, no Painel de ontem, na FSP:
“À noite, depois da fala de Lula, o “Jornal Nacional” desmontou essa versão.”
3 – Dora Kramer, colunista do Estadão:
“Foram duas imagens captadas em dois momentos diferentes, comprovou-se ao longo do dia.”
Primeiro, as imagens não falam por si. Quem fala por elas é o perito. Segundo, o JN não desmontou nada, pelo contrário, foi desmontado mais de uma vez. Terceiro, o que se comprovou ao longo do dia foi que o JN forjou a versão (com ajuda de seu perito predileto, Ricardo Molina), e não o contrário.
Mas… se passou no JN, magister dixit, ora bolas!
Ao longo de toda a sexta-feira, dia 22, a hashtag #globomente oscilou entre o segundo e o terceiro assunto mais falado do mundo no Twitter.
Na quinta-feira, Marco Bahé publicou aqui no blog um artigo da Time, no qual se conjectura os motivos que fazem do Twitter um grande sucesso no Brasil. Entre os motivos citados no artigo está a análise do professor James Green, de que o sucesso do Twitter por aqui tem relação íntima com a concentração do poder midiático em poucas mãos após a saída do País de 21 anos de ditadura militar.
Entendi daquele artigo, que o “brasilianista” aponta o Twitter e outras redes sociais como um ponto de fuga dos brasileiros à grande concentração da mídia. Com o advento de redes sociais como o Twitter, os jornalões e os grandes veículos de comunicação já não têm mais o poder de veicular uma farsa e ficar por isso mesmo.
Assim, durante toda a sexta-feira (ao contrário do que afirmou Dora Kramer no Estadão), refutou-se ao longo do dia a versão do JN. E toda a repercussão foi concentrada desde a hashtag #globomente, passando por centenas de blogs, páginas do Facebook, Orkut, Youtube, et cetera.
Ainda que a versão do JN tenha sido desmontada (não apenas pelo professor Meira da Rocha), sua matéria municiou os colunistas dos jornalões, que desde então repetem comodamente aquela versão como verdade inquestionável. Muitas pessoas lembraram as edições do debate de 1989, quando Lula foi prejudicado claramente pela Rede Globo, em favor da candidatura de Fernando Collor.
Acontece que, depois da matéria ter sido veiculada pelo JN (ainda que jornalistas da própria Globo no estúdio de São Paulo tenham vaiado a versão na hora em que foi veiculada – não reproduzo do próprio Escrevinhador porque de ontem para hoje o blog foi atacado por um malware) o estrago foi feito, e, em parte, é irreversível.
A estratégia é simples: a velha e boa se colar, colou.
Mas colou apenas para os colunistas dos jornalões, e para quem mais fosse conveniente. Mas no Twitter, passou longe de colar. E, embora a versão do JN ainda repercuta de forma acrítica, a Rede Globo calou-se sobre o assunto.
Vejam dois vídeos que desmontam a versão kameliana do tal rolo de fita que teria atingido Serra, mas que não existiu.
Recomendo também a leitura do texto do professor Meira da Rocha que desmontou, quadro a quadro, a farsa do Jornal Nacional.
No texto, ele observa o seguinte:

"Será que a velha mídia não se dá conta que qualquer pessoa pode gravar TV e passar quadro-a-quadro? E que, fazendo isto, a pessoa pode ver que não há nenhum rolo de fita crepe sendo atirado contra o candidato José Serra? Que o detalhe salientado em zoom numa extensa matéria de 7 minutos não passava de um artifact de compressão de vídeo sobreposto à cabeça de alguém ao fundo? Que não se vê no vídeo quadro-a-quadro nenhum objeto indo ou vindo à cabeça do candidato?"

E a Globo ainda vai procurar a opinião de um “especialista” de reputação duvidosa…
Tudo pode ser digitalizado, menos a credibilidade de um veículo jornalístico. E este único ativo que sobra à velha mídia, ela joga fora…
Leia a íntegra, com as imagens do quadro a quadro, clicando aqui
_________________________

Leia, ainda, o texto “É Serra na fita“, também do professor José Antônio Meira da Rocha, em que analisa amiúde e didaticamente a construção do perito Ricardo Molina, clicando aqui (dica do leitor JG_).

Nenhum comentário:

Postar um comentário