domingo, 4 de julho de 2010

Copa do Mundo: o Traço da Paixão

por Gabriel Cruz, redação ONNE

Conheça os 19 cartazes representativos de todas as Copas


São Paulo, julho de 2010 - Se o futebol vem mudando, seja nas regras, táticas, uniformes e até nos times, uma tradição histórica segue inabalável no universo das Copas do Mundo. Desde a sua primeira edição, no distante ano de 1930, no Uruguai, a organização do Mundial produz um cartaz especial que ilustra cada torneio. A cada quatro anos um modelo é escolhido entre vários projetos propostos para representar o maior torneio futebolístico do mundo. Confira a evolução dos cartazes das Copas até o da 19ª edição, que está rolando na África do Sul.
(Foto: Divulgação)

1930 - Uruguai


O cartaz da Copa de 1930 foi criado por Guillermo Laborde e traz um design arrojado com linhas e cores extravagantes. O belo desenho mostra uma defesa de goleiro e vem com o nome do país sede e a data que aconteceu o torneio. O Brasil teve apenas desempenho razoável na Copa, ficando apenas na 6ª colocação. A competição terminou com o Uruguai, donos da casa como campeões.
(Foto: Divulgação)

1934 - Itália


O Mundial seguinte, realizado em 1934, na Itália, foi representado por esse cartaz que mostra um jogador com a camisa azul italiana e bandeiras dos países participantes da segunda edição, entre eles, nota-se a bandeira do Brasil ao fundo. O torneio, que ocorreu de 27 de maio a 10 de junho, consagrou a Itália como campeã mundial e a seleção brasileira acabou eliminada ainda na primeira fase, após derrota de 3x1 para a Espanha.
(Foto: Divulgação)

1938 - França


A terceira edição da Copa do Mundo, realizada em 1938, na França, trouxe esse cartaz para representar a competição. Em uma época tensa, com conflitos inevitáveis que desencadearam a 2ª Guerra Mundial, o pôster colocou o mundo como o campo a ser dominado pelos jogadores que participariam do torneio. A Itália conquistou o seu segundo título mundial e o Brasil teve pela primeira vez na história o artilheiro da competição: Leônidas, com oito gols.
(Foto: Divulgação)

1950 - Brasil


Após 12 anos sem a realização da competição, o Brasil foi o país escolhido para sediar a Copa do Mundo de 1950. O cartaz do evento representava a união dos países participantes com as bandeiras formando o meião do jogador. O responsável pelo desenho retratou também o Pão de Açúcar, um dos cartões postais do Rio de Janeiro. O resultado da Copa quase todo mundo conhece: Uruguai campeão após vitória por 2x1 frente ao Brasil, no episódio conhecido como Maracanazo.
(Foto: Divulgação)

1954 - Suiça


Para a Copa do Mundo de 1954, realizada na Suiça, o cartaz representativo da competição trazia mais uma vez um goleiro. Mas, dessa vez, o arqueiro não conseguiu fazer a defesa e aparece com a cara angustiada pelo gol tomado. Destaque para as cores extravagantes, com predominância do laranja, azul e amarelo. A quinta Copa da história foi conquistada pela Alemanha Ocidental frente a Hungria. O Brasil chegou apenas na sétima posição.
(Foto: Divulgação)

1958 – Suécia


O Mundial de 1958 ocorreu durante o mês de junho na Suécia. O cartaz oficial da Copa trouxe pela última vez as bandeiras dos países participantes retratadas. Destaque também para o nome da tão cobiçada taça Jules Rimet escrita em verde na parte inferior do pôster. A competição foi conquistada pelo Brasil graças principalmente a dois jogadores que já despontavam como grandes promessas: Pelé e Garrincha. A final foi um sonoro 5x2 frente aos anfitriões da competição.
(Foto: Divulgação)

1962 – Chile


A Copa do Mundo de 1962 no Chile trouxe um cartaz muito interessante. Em meio ao auge da Guerra Fria, o pôster retrata as pesquisas tecnológicas para enviar o homem ao espaço, com a bola orbitando no lugar da Lua. O Brasil fez bonito mais uma vez e conquistou novamente a competição vencendo a Tchecoslováquia na final por 3x1 no Estádio Nacional.
(Foto: Divulgação)

1966 – Inglaterra

A oitava Copa do Mundo da história foi realizada na Inglaterra durante o mês de junho. O cartaz foi o primeiro a ter a presença do mascote do torneio: o simpático leãozinho Willie usando as cores da seleção dona da casa. O Brasil não fez uma boa Copa do Mundo, sendo eliminado ainda na primeira fase da competição. Com Pelé machucado, o caminho ficou livre para as seleções européias brigarem pelo título. A Inglaterra ganhou da Alemanha Ocidental por 4x2.
(Foto: Divulgação)

1970 – México


O México sediou a nona edição da Copa do Mundo e apresentou um cartaz em que a bola ganhou destaque especial. As cores e linhas do “México 1970” foram uma revolução no estilo dos cartazes feitos até aquele mundial. O torneio premiou o Brasil como o primeiro tri-campeão do Mundo. Na final, um incontestável 4x1 contra os italianos garantiram a posse definitiva da Taça Jules Rimet.
(Foto: Divulgação)

1974 – Alemanha


O cartaz da Copa da Alemanha também foi destaque pelo estilo exótico. O desenhista brincou com as cores e fez um jogador a partir de pinceladas coloridas. Ele utilizou um fundo preto e colocou informações sobre a competição em diferentes línguas.  A competição vencida pela anfitriã Alemanha Ocidental, não teve bom desempenho da seleção brasileira, que, sem os craques de 1970, ficou apenas na quarta colocação.
(Foto: Divulgação)

1978 – Argentina


A Argentina foi o país responsável por sediar a Copa do Mundo de 1978. O cartaz retrata o momento mais importante do futebol: a comemoração de um gol. Com cores e design diferentes, o cartaz sem dúvidas é um dos mais bonitos já produzidos. Destaque também para as cidades sedes que receberam um cantinho especial. A Argentina ganhou a final da Holanda e conquistou pela primeira vez uma Copa do Mundo.
(Foto: Divulgação)

1982 – Espanha


Uma pintura no estilo surrealista do artista catalão Joan Miró foi usada para ilustrar o cartaz da 12ª edição da Copa do Mundo. A competição ocorreu durante os meses de junho e julho na Espanha e foi vencida pela Itália. Na final, os italianos venceram a Alemanha Ocidental. De quebra, a seleção italiana ainda teve o destaque da Copa, Paolo Rossi, que marcou seis gols e foi carrasco do Brasil na fase de grupos do torneio.
(Foto: Divulgação)

1986 - México


16 anos mais tarde, o México voltou a sediar uma Copa do Mundo. A principio, a competição seria disputada na Colômbia, mas o país não pôde receber o torneio por motivos econômicos. O belo cartaz retratou a tradição asteca através de um monumento característico do povo que habitou o México séculos atrás. Destaque também para a sombra de um jogador e uma bola, referência ao futebol. O mundial disputado entre os meses de maio e junho foi conquistado pela Argentina. O Brasil foi eliminado pela França nos pênaltis e acabou em 5º lugar.
(Foto: Divulgação)

1990 – Itália


Para a Copa do Mundo de 1990 o artista retratou o Coliseu de Roma, um dos principais cartões-postais da Itália, no cartaz do torneio. Um detalhe interessante são as bandeiras das seleções participantes que formam um campo de futebol, bem ao meio do pôster. A 14ª competição mundial da história reuniu 24 países e, na final, a Alemanha venceu a Argentina por 1x0. O Brasil não fez uma boa competição e foi eliminado pelos nossos hermanos nas oitavas-de-final.
(Foto: Divulgação)

1994 – Estados Unidos


Apesar da pouca tradição no futebol, os Estados Unidos recebeu a 15ª edição da Copa do Mundo. Para o cartaz, o artista retratou um momento histórico para o país americano: a chegada do homem à lua. O Brasil venceu a competição após 24 anos de jejum em uma final emocionante frente à Itália. Após um insistente 0x0 no tempo normal, os brasileiros venceram na disputa por pênaltis. De quebra, a seleção brasileira teve o craque da competição. Romário, que marcou cinco gols na Copa, conquistou o prêmio Chuteira de Ouro.
(Foto: Divulgação)

1998 – França


A França foi o país escolhido para sediar a Copa do Mundo de 1998. Para representar a alegria do povo francês que recebia a competição após 60 anos, o artista responsável pelo cartaz retratou um estádio com muitas cores e formas. O torneio ocorreu entre os meses de junho e julho e consagrou um novo campeão mundial: a França. Na final a anfitriã não tomou conhecimento da seleção brasileira e venceu com um incontestável 3x0.
(Foto: Divulgação)

2002 – Coreia do Sul e Japão


Pela primeira vez na história, o continente asiático recebeu a competição mundial. Com uma sede conjunta entre Coreia do Sul e Japão, a Copa do Mundo aconteceu entre os meses de junho e julho e mais uma vez um campo de futebol foi retratado no cartaz oficial do torneio. Destaque para os detalhes com as cores do logo oficial feito para a competição. O Brasil conquistou o quinto título mundial na final contra a Alemanha, com dois gols de Ronaldo, artilheiro da Copa.
(Foto: Divulgação)

2006 – Alemanha


A 18ª edição da Copa do Mundo foi realizada na Alemanha entre os meses de junho e julho. O cartaz foi um dos mais bonitos já produzidos na história dos mundiais. A bola desenhada a partir da ligação das estrelas representa a unificação alemã. A Itália venceu a França em uma final polêmica, com o craque Zidane expulso após agressão em um zagueiro italiano. O Brasil caiu mais uma vez nas quartas-de-final e o algoz foi novamente a seleção francesa.
(Foto: Divulgação)

2010 – África do Sul


O continente africano entrou em festa após o anuncio que a 19ª edição da Copa do Mundo seria na África do Sul. É a primeira vez que o torneio acontece em solo africano. Para comemorar, o artista criou um belo cartaz com a figura de um homem negro que acaba com os traços do continente africano. A competição acontece entre os meses de junho e julho, infelizmente o Brasil foi eliminado nas quartas de final, ao perder o jogo contra a Holanda, por 2x1. Não foi dessa vez que a seleção canarinho conquistou o hexacampeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário